15 fevereiro 2007

V. vs Adormecer

Ele até dorme bem, não me posso queixar. Ainda mama a meio da noite, uma vez, e, embora eu ache que é mais por hábito que outra coisa qualquer, não me preocupo muito com o assunto.
Dorme 10-12h à noite, mais duas horas a meio da manhã, mais duas ou três horas a meio da tarde. É um bebé dorminhoco, sempre foi, e ainda bem! É quando aproveito para arrumar a casa, tomar banho, vir ao blog, etc.
O assunto mais sério é mesmo o ADORMECER! Para me explicar melhor: a minha irmã tem 3 anos e para adormecer, temos que estar ao lado dela. Não é preciso falar com ela, dar a mão, nada disso. Só ficar lá. Então, um dos meus grandes objectivos era que o V soubesse adormecer sozinho. Que ele fosse daqueles bebés que pomos na cama, acordados, e eles se viram para o lado e adormecem. 'Tá bem 'tá...
Não que isso às vezes não aconteça, verdade seja dita. ÀS VEZES... Durante o dia mais que durante a noite. Mas o normal é mesmo pô-lo na cama e ele desatar num berreiro, mesmo quando está morto de sono. Como nunca fui capaz de o deixar chorar até adormecer, (porque desconfio que se deixasse, ele choraria horas e horas...), lá vou pondo em prática algumas técnicas dos Senhores-Doutores-Americanos-Peritos-Nos-Sonos-dos-Bebés... Mas convenhamos que nem 8 nem 80... não o deixo chorar horas e horas mas também não o quero adormecer ao colo 3 vezes por dia! Não é bom para mim nem para ele!
A técnica do pegar-e-deitar, da Baby Whisperer foi, até agora, a que melhor funcionou. Faço isso durante uns dias, até que nos 3 ou 4 dias seguintes ele não chora, e a coisa corre lindamente. Mas não dura mais que isso...
O meu desespero era tal que, num dia de vacinas, fiquei 2 horas à espera da pediatra dele para discutir o assunto. Ela disse que de facto, não há milagres, nem técnicas infalíveis, e que o melhor era ir pegando e deitando, prolongando o tempo de choro, (5 minutos nos primeiros dias, depois 10, e nunca mais que 15m). Agora é isso que faço: ponho-o na cama, rezo para que ele não chore e, quando chora, conto o tempo. Hoje em dia não chora mais que 5, 6 minutos, mas eu queria é que ele não chorasse! Teimoso!
Só o ponho na cama quando ele está mesmo cheio de sono, e agora começámos a dar-lhe um ó-ó, para ele se aperceber que está na hora de dormir. À noite, como ele janta sopa, e não come nada bem, dou-lhe de mamar antes de o pôr na cama e ele lá vai, meio adormecido ao peito, e nem refila muito... Mas ontem foi um berreiro que só visto...

Sem comentários: