10 dezembro 2007

OS meuS filhoS

(como eu gosto deste plural...)

V
Está demais... "uma grácinha"! Começa a fazer asneiras, mas quando as faz, fica tão excitado, dá tantos berrinhos, que se auto denuncia logo!
Junta duas e três palavras e são várias as que já domina:

Mãe
Patê (Pai, não me perguntem porquê... antes dizia "Pai")
Nana - a minha irmã mais nova
Tam - a minha outra irmã (chamamos-lhe Tim)
Abô - Avó ou Avô
Tente - Vicente
Bébé
Cão
Nana - banana e todas as outras frutas
Áua - água
Bubu - bolacha
brrum ou popó - carro ou mota
tateta - bicicleta
mã - mão
cacun - sapatos e meias
un ca cá - não está cá
tá tá - já está
olá
tota - porta ou mota
papa
Panda
Noddy
Pumba - cair, ou quando quer ir para o chão

Dá estalidos com a língua, que tanto podem querer dizer leitinho, música ou cavalo... Conforme a situação e a altura do dia!
Tem uma verdadeira paixão pelo meu sogro e pela minha Mãe. É obcecado com a Nana, que idolatra e imita em tudo e com o meu irmão: mal chego a casa dos meus Pais, vai directo ao quarto dele pedir para lhe darmos os capacetes e as guitarras que ele lá tem. Quando o vê, pede logo para irem para a mota, e lá vai ele, andar de mota com o Tio, e com os cães a correrem atrás!
No sábado foi ao espetáculo do Noddy com o Avô (meu sogro), e parece que gostou!! Viram a primeira parte toda e à hora do intervalo o sono e a fome falaram mais alto. Adora os desenhos animados do Noddy, e tem um DVD que já deve ter visto 200 vezes, (vê a seguir ao banho, enquanto preparo o jantar), e do qual, infelizmente, ainda não se fartou! Já sei o primeiro episódio quase de cor, e já não posso ouvir a voz daquele boneco!!!
Já nos responde, já tem quereres, já exige e dá-nos mimos sem fim... Tem de ficar 5 mins ao nosso colo, antes de se deitar e agora ganhou a mania de beber o resto do biberão da "ceia" já deitado na sua cama.
Está cada vez mais bonito, e mais parecido com o Pai, embora com outras cores. Continua o bebé mais bem disposto que já conheci, ri-se para toda a gente, diz olá a qualquer pessoa e cativa todos os que olham para ele.
Não come nada! Está um chato para comer, principalmente se for o Pai ou a Mãe a dar. Já sabe que não insistimos muito, e aproveita-se disso... se for outra pessoa, distrai-se mais e come melhor... A não ser a fruta, que marcha sempre bem a qualquer refeição. Adora manga, pêra e uvas!

H
É um verdadeiro santo. Come muito, (de 3h em 3h se estiver acordado, de 4h em 4h se estiver a dormir e, regra geral, faz 7h horas de intervalo depois do banho!). Mama 30mins, entre começar a mamar, arrotar e mudar a fralda, e deitar outra vez...
Como está ainda com o nariz um bocadinho entupido tem tido algumas cólicas, mas nada que o faça chorar, só fica inquieto. Pomos-lhe a pernas para cima, e o assunto resolve-se bem.
Cada vez está mais acordado e observador. Procura logo a cara de quem lhe está a falar e fica fixo a olhar para nós.
Gosta da chucha, mas se lha pomos logo depois de comer faz uma cara de nojo e tem vómitos!! Tem de passar alguns minutos antes de a aceitar, e só lha pomos para dormir ou acalmar as cólicas.
Dorme muito inclinado, quase de pé (!), por causa do nariz entupido, e é assim que gosta. Tem sempre por perto uma fralda em que ponho o meu perfume e que deve cheirar a leite também, e que, gosto eu de pensar, o acalma.
Fisicamente acho-o muito parecido com o meu irmão e a minha mãe, mas sabe-se lá o que ainda vai mudar...

Agora que o V já não está doente, (bendito Clamoxyl que o curou logo nos primeiros dois dias), e já se chega mais ao H, está sempre a pedir para lhe dar beijinhos e festinhas... é um amor! O pior é quando lhe vai dar os brinquedos que são maiores que o H, e é um bocadinho bruto!

4 comentários:

Patrícia disse...

Que ternura os teus filhotes...

Bjs

Mamã artesã disse...

Parabéns pelos 17 mesinhos do V.
Joquinhas
Sofia

mãe samurai disse...

Olá!!

Já sei que está tudo bem convosco! Amei a foto do filho slingado e do filho montado na bicicleta!! E gostei de te ver em forma (também querooooooo!!)!!

Olha, eu dei a BCG à Leonor no Centro de Saúde de Agualva (Cacém). Lá não estavam com problemas de stock, pelo que me pareceu.

Obrigada pela dica do soro no nariz. Ela não voltou a estar entupida, mas se estiver já sei!!

Beijinhos!!

Anónimo disse...

Tens uns filhotes pura e simplesmente deliciosos!
Beijinhos, Sofia, Pedro e Joana