07 novembro 2008

divagações

esta incursão pelos blogosfera, em especial pelos babyblogs faz-me, muitas vezes, reflectir.
porque há mães que parecem muito certinhas, estão sempre a falar de valores, educação, e "cá em casa é sempre assim", "cá em casa é sempre assado". e eu, que tenho a mania das comparações, que às vezes (graças a Deus cada vez menos), sou um bocadinho insegura em relação a mim própria, ponho-me a pensar: que regras é que quero incutir "cá em casa"? o que é que será realmente importante para criar o tipo de homens que quero que eles sejam um dia? e exactamente que tipo de homens é que eu quero que eles sejam um dia?!!
lembro-me que em casa dos meus pais, por exemplo, não podia jantar à mesa com o cabelo molhado, tinha de jantar à mesa de roupão ou casaco, não podia estar só de pijama, etc. e pensava, mas O QUE É QUE ISSO INTERESSA?!
sim, eu sei que têm de haver regras, mas é difícil escolher entre as que de facto importam, e as que não vêm acrescentar absolutamente nada. agora que o V já começa a perceber um bocadinho mais do mundo que o rodeia, agora que está na idade típica de ver até onde pode "esticar a corda", parece-me importante pensar nisto.

até que ponto é que as nossas escolhas e acções de agora vão influenciar o tipo de pessoas que eles vão ser aos 30 anos?!
e que acções e "teorias" que lhe possa apresentar hoje me vão garantir que ele vai ser uma pessoas "de bem"?
quero que eles sejam íntegros, fieis a si próprios, mas nisso posso estar descansada pois é essa a qualidade que mais admiro no pai deles, que sejam destemidos, atirados para a frente, que hão-de aprender comigo, que sejam humildes, trabalhadores e justos.
enfim, posso ter a certeza que vou dar o meu melhor, e o resto é com eles...

no outro dia, explicava a uma amiga minha que comentava que ser mãe "não pode ser assim tão difícil", que ser mãe é muito fácil, educar é que é difícil. é questionarmo-nos todos os dias se estamos a fazer as escolhas certas, quer seja numa simples compra de comida para eles, ou na escolha de uma escola, ou num castigo, sei lá...

10 comentários:

Mãe das Marias disse...

Concordo contigo... Educar é o mais difícil!
Nós somos sem dúvida o melhor e pior exemplo para eles, tudo o que fazemos é absorvido como uma esponja...

beijos***

Marisa disse...

Não podia estar mais de acordo...

è mesmo muito difícil.. e cada vez vai ser pior..

O meu filho ainda é bebé.. mas tenho um enteado com 15 anos.. e não é nada fácil..

Jokas

Marisa & Vasco

helena e dinis disse...

Olá! Costumava vir aqui espreitar, e nada, e hoje lembrei-me do teu blog, e há novidades! É verdade, é muito dificil saber se estamos a fazer as escolhas certas para os nossos filhos! Bjs

Inês de Castro disse...

Minha querida...concordo inteiramente contigo!
A educação é das partes mais dificeis!

beijocas e FELIZ NATAL

*Quicas* disse...

Olá. O carrinho custou €99,50. Eu não conhecia a marca nem sabia o preço anterior, foi mesmo compra de ocasião. Mas cheguei a casa e procurei na net, e no site da mothercare aparece a €425...o que me deixou surpreendida.

bjocas

sissi disse...

cheguei aqui por acaso e deparo-me c este post magnifico... acho q quem n sente essa insegurança de q falas nunca pode ser boa mãe... se há campo em q n há certezas é este da maternidade... mas uma coisa acho: devemos fazer aquilo que intuitivamente sentimos q é melhor... nós damos as bases, eles irão fazer as paredes...

Mamã artesã disse...

Espero que esteja tudo bem com vocês.
Beijocas
Sofia

Inês de Castro disse...

pssst....onde andas?

beijocas

Liliana ♥ disse...

temos saudades...

Carla R. disse...

Sera que vale a pena comentar ... vais ler ?